A Nona Cruzada

Ide irmãos... Ide pregar noutra freguesia....


Ano de 1270 DC, os “mouros” foram pela última vez ameaçados. Chegava ao fim a 8ª Cruzada, a peste primeiro e uma violenta tempestade depois, dizimavam as forças enviadas por Luis IX e punham um ponto final às tentativas de converter todo Mundo ao Cristianismo.

 

Durante 727 anos o Mundo não mais ouviu falar de Cruzadas. Houve guerras, desavenças, períodos de grande desenvolvimento. Mas em nenhum momento o conceito de converter pessoas subjugando as suas convicções voltou a ser aplicado daquela forma.

 

Até que, em 1997, uma nova Cruzada começa. Mais moderna, com novas técnicas e, sobretudo, com um diferente objectivo.

 

Um pobre e humilde concelho, de fortes e vincadas convicções, caía na “armadilha” e estava prestes a ser vitima da Nona Cruzada. Em poucos anos mais de 300 foram convertidos. A figura do Rei foi substituída pela de uma Presidente de Câmara. A Cruz de Cristo e a Bíblia foram substituídos por um Contrato de Trabalho e alguns Euros. O Cristianismo foi substituído pela social-democracia.

 

Resultado?! Um concelho sem crescimento populacional, com tendência para a desertificação no interior mas que, graças à “conversão dos infiéis”, duplica o número de funcionários camarários em 9 anos!!!

 

A perder habitantes e a ganhar funcionários públicos a este ritmo faltam poucas décadas para o “pleno emprego” em Silves.

 

Já a nossa aldeia, por este ritmo…

publicado por Paulo Silva às 23:56 | comentar | favorito