Logotipo Europeu de Denominação de Origem Protegida !

 

Agrupamento de produtores

APILGARBE - ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES DO BARLAVENTO ALGARVIO
Largo do Pé da Cruz
8550 MONCHIQUE
Tel : 282 912 291
Fax: 282 912 422

Organismo privado de controlo e certificação

 

APAGAL - Assoc. para os Prod. Agro-Alimentares Tradicionais Certificados do Algarve
Rua Mouzinho Albuquerque nº 1 A- R/C
8000 – 397 FARO
Tel.: 289 804 532
Fax: 289 804 533
E-mail:

apagal@clix.pt
Mel da Serra de Monchique
Denominação de Origem Protegida

"É um mel produzido pela abelha Apis mellifera (Ibérica) e é considerado um mel de néctar, com cor amarelo escura e particularmente rico em sais minerais".
A Denominação de Origem encontra-se consagrada pelo uso face, designadamente, às referências escritas sobre este produto, que datam de 1600.
O uso da Denominação de Origem obriga a que o mel seja produzido de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção, extracção, embalagem e conservação do produto.
Só pode beneficiar da DO o mel que, cumprindo as condições estipuladas, se apresente no comércio devidamente acondicionado em embalagens de origem. A rotulagem deve cumprir com os requisitos da legislação em vigor, mencionando também a Denominação de Origem. Na embalagem deve, ainda, ostentar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificadora.
A área geográfica está circunscrita às freguesias de Monchique, Alferce e Marmelete do concelho de Monchique, às freguesias de Odeceixe, Aljezur e Bordeira, do concelho de Aljezur, à freguesia de Bensafrim do concelho de Lagos, às freguesias de Mexilhoeira Grande e Portimão do concelho de Portimão, às freguesias de S. Marcos da Serra, Silves e S.Bartolomeu de Messines do concelho de Silves.

publicado por Samuel Dias às 13:34editado por António Ramos em 09/05/2007 às 11:20 | comentar | favorito