A máquina do tempo 1

A duas semanas das eleições autárquicas 2009 sua “alteza” D. Isabel Soares desloca-se a São Marcos da Serra onde é recebida pelas mais altas individualidades da terra para um discurso, seguido de jantar.
 
Aquilo que se segue é um relato das incidências dessa acção de campanha misturado com o discurso que D. Isabel Soares “mandou” preparar para a ocasião. A “reportagem” foi “in-loco” e foi apenas possível graças à “maquineta” – cuja foto publicamos - que compramos na feira de Castro por 17 euros e uma grade de minis.
 
19:45h – Chegada a São Marcos da Serra da delegação oficial. À espera estavam: Rui Grilo, Luís Cabrita, Paulo “Lobo” (disseram-lhe que haveria minis), José Rodrigues e José Folgado (embora vestindo uma estranha gabardina, em pleno Setembro).
 
O primeiro a sair dos carros foi Arthur Ligne que, de máquina em “riste”, procurou a melhor posição para tirar uma foto à saída da “soberana”. Como sempre a coisa correu mal e, a melhor foto do viscoso “jornalista”, retrata a bota “alquêveira” de Rui Grilo. Mal a senhora colocou o pé no chão Rui Grilo atirou-se a seus pés proclamando a sua lealdade e manifestando disponibilidade para desassorear o Arade com uma pá e um baldinho de praia se assim lhe fosse pedido.
 
20:00h – Chegada ao Largo da Igreja, local onde decorrerá o jantar. Vive-se uma agradável noite de Setembro e as mesas, decoradas com velas, enchem toda a calçada do largo. Cá em baixo, no Café Central, a “plebe” reúne-se para sentir o cheiro das “febras”. As batatas fritas eram de pacote, o Sumol estava no limite do prazo e o vinho tinto era oferta de uma ilustre serrenho que, por coincidência, era também o melhor cliente da farmácia local. Tudo perfeito, portanto.
 
20:05h – Luís Cabrita, empurrado por José Rodrigues, sobe ao palco para o seu discurso. A “multidão” explode numa ovação ao líder que deixa José Folgado nitidamente intimidado. Transcrevemos o discurso:
 
“Estamos aqui esta noite reunidos porque nisto da política temos que nos sujeitar. Bem sei que vão votar no José Folgado porque eu sou uma espécie de Beto do Sporting, uma eterna promessa que na hora da verdade não merece a vossa confiança. Diz-me aqui o Zé que está na hora de apresentar a magnifica… a fantástica… a belíssima… a maravilhosa… a mais que perfeita… Isabel Soares!!!”
 
20:07h – Entra em palco a “soberana”. As reacções são várias. Nas duas primeiras mesas parece que foi golo do Benfica. No resto das mesas parece que nada aconteceu. No Café Central parece que o árbitro marcou penalty contra a selecção. Eis a transcrição fiel do discurso:
 
“Boa noite peixes burros! Estamos hoje aqui a convite do nosso presidente José Folgado para vos dar conta da sorte que todos vocês têm em viver e pagar impostos no concelho de Silves. Sou candidata às próximas eleições autárquicas apenas por causa de São Marcos da Serra. Juro-vos que, se não fosse o perigo que corre esta vila, eu abdicaria da presidência a favor do meu filho.
 
Querem fazer mal a São Marcos da Serra. Eu não deixarei. Antes que me esqueça os horários dos autocarros para ir votar são: 7:30h – Sapeira, 7:45 – Benafátima, 8:00h Joios, 8:15h – Boião, 8:45h – Azilheira, 9:15h – Monte das Pitas. A viagem é grátis a quem fizer prova de voto útil.
 
Muito foi feito nestes 12 anos e, não fosse o pesado legado da CDU e de José Viola, São Marcos da Serra podia ser hoje uma espécie de Sintra, plantado na serra. Vocês bem sabem que fazemos o que podemos e que a partir de agora, finalmente, vamos poder investir a sério nesta vila. Vou passar a indicar-vos alguns dos projectos a que este executivo se propõe para os próximos 4 anos:
 
- Arrelvamento do campo do futebol e construção de bancadas. Se o Serrano joga contra o Farense e aparece na RTP N tem direito a um estádio a condizer. Isabel Soares faz.
 
- Metro de São Marcos. Sendo uma vila de pessoas idosas já se justificava uma rede de transportes públicos a sério. Prevemos até ao fim da legislatura ter 3 linhas concluídas: Linha Verde – Largo da Cruz, Rua da Ribeira, Largo da Igreja; Linha Azul: Largo da Cruz, Sapeira, Benafátima; Linha Vermelha: Largo da Cruz, Joios, Boião, Azilheira. Para a próxima legislatura ficam as linhas Largo da Cruz – Aeroporto e Largo da Cruz – Tunes, com ligação à Alta Velocidade. Isabel Soare faz.
 
- Aeroporto de Faro em São Marcos da Serra. O aquecimento global e a subida do nível das águas forçarão o aeroporto de Faro a sair dali. Iremos começar ainda este ano as terraplanagens que darão origem ao novo aeroporto Internacional de Faro que se situará no Talurdo. O Talurdo foi escolhido por ser a opção mais barata no que diz respeito às terraplanagens. Isabel Soares faz.
 
- São Marcos da Serra Pestana Palace & Golf Resort & Spa. Já temos assinado um acordo com o grupo Pestana para a construção, nos terrenos da Alagoa, de um hotel de 5 estrelas, um campo de Golf e um Spa. As obras começam na segunda-feira após as eleições. Isabel Soares e senhor Pestana fazem.
 
- Disney-Land São Marcos. Antes de vir para aqui estive reunida com o Rato Mickey em pessoa e acordamos que se alguma vez a empresa dele pensar em construir um parque a sul de Ourique e a norte de Albufeira a escolha será São Marcos da Serra. Isabel Soares e Mickey fazem.
 
- Farmácia em casa. Numa parceria com o nosso candidato José Folgado vamos … perdão, o nosso candidato é … quem??!!... ahhh.. Luís Cabrita…. Vamos disponibilizar uma carrinha que percorrerá a freguesia a aviar Viagra e Ciális a todos os contribuintes que tenham os impostos em dia. Com esta medida pretendemos revitalizar a vila. Para os viúvos e divorciados haverá uma segunda carrinha a fornecer traçadinho e medronho. Isabel Soares e senhor Pfizer fazem.
 
- Feira do Bolo-rei. Achamos que São Marcos da Serra merece mais que um simples folar. Propomos a feira Internacional do Bolo-rei que há-de trazer a São Marcos gente de todo o mundo. Isabel Soares faz.
 
- O edifício mais alto do mundo. São Marcos entrará no guiness ao mandar o Burj Dubai às urtigas. O local para a construção escolhido foi o Montinho e o edifício vai ter 750 m de altura e será integralmente destinado aos idosos. Ainda falta saber é se os tipos do PS aprovam os elevadores que tanta falta fazem aos nossos idosos para ir até à recepção no 267º andar. Isabel Soares faz, não se sabe é se o PS deixa.
 
- Contrução de uma rotunda que ligue o IP-1 à A2. Tenho aqui na mala um projecto de uma rotunda tão grande que, sendo feita lá em baixo no cruzamento, ligará o IP-1 à A2. O restaurante do Fernando terá que sair dali, mas é o progresso. Isabel Soares faz.
 
Dito isto deixo de lado as propostas e digo-vos que aqui ao lado está o meu secretário. Dirijam-se lá e peçam o que quiserem, garanto-vos que os primeiros 897 eleitores recenseados a chegarem lá verão os seus pedidos tornados realidade.
 
21:08h - Por esta altura a plateia estava pasma. As mais de 5 dezenas de pessoas presentes estavam, de olhos arregalados e boca aberta a salivar, a olhar para os 3 frangos assados que acabavam de pousar na mesa da Dra. Isabel.
Arthur Ligne, com o seu apurado faro jornalístico, estava atento e irrompeu numa extenuante salva de palmas que prontamente foi acompanhada pelos restantes presentes na convicção de que haveria frango para todos. Grande azar… não havia. Bateram palmas na mesma, e isso é que interessa.
 
21:20h - Seguiu-se no palanque o filho da senhora que veio ler uma composição que escrevera dias antes a propósito do concelho do seu coração:
 
“O meu concelho é muito bonito. Adoro passear aos fins-de-semana pelo campo onde sinto o cheiro a esgoto vindo do Falacho e vejo o mato queimado a tentar reerguer-se de 12 anos de incêndios terríveis. Todos os fins-de-semana faço este passeio logo pelas 10 da manhã. Às 10 e 15 vou até Portimão ou Albufeira ver os outros meninos e brincar os presidentes de concelhia do PSD. Um dia ainda vou ser como eles e hei-de falar sobre o meu concelho em voz alta. À noite volto a casa, janto e depois vou à Guia ao cinema ou a Faro ver alguma peça onde deixem entrar menores de 12 anos. Adoro viver em Lagoa.”
 
Isabel Soares saltou da cadeira, com as lágrimas no canto do olho, visivelmente emocionada. O pequeno surpreendera-a outra vez!!!!
 
Não me posso lembrar de nada mais emocionante para terminar do que esta cena… hei-de voltar com o resto das incidências.
publicado por João da Serra às 05:12 | comentar | favorito