a imagem diz tudo
serrenhodomonte a 26 de Fevereiro de 2008 às 21:24
È TÃO DIFÌCIL
Fui percorrendo os caminhos
perguntando a toda a gente,
até aos mais pobrezinhos,
até ao mais indigente.
Encontrou no seu caminho
um senhor perfeito?
Respondeu-me o pobrezinho:
não vi amor sem defeito.
Se houve algum defeito
foi o vento que o levou
Esse lindo amor perfeito
nunca ninguém encontrou.
Como se pode encontrar
flôr que o vento arrastou?
Foi correndo para o mar
e a maré cheia levou
Idoviz Vargas
jomalu a 29 de Fevereiro de 2008 às 19:45
Três dezenas de pessoas estiveram ontem à noite frente à Sé de Silves numa vigília – manifestação, por causa das precárias condições em que se encontra a igreja matriz da cidade.
Exactamente 31 pessoas responderam à 1ª chamada que o novo líder da concelhia do PSD de Silves fez, desde que tomou posse.
O “grupelho” era composto por: Isabel Soares e seu marido (que chegaram cerca das 21h e 12m), a mãe de Isabel Soares, Dona Aliete e sua amiga Ascensão Loia, José Pedro Soares (filho de Isabel Soares e Líder actual do PSD concelhio), José Manuel Estiveira e sua mulher Leonor Mourinho, a mãe de Maria José Encarnação (Presidente da mesa da Concelhia do PSD concelhio), alguns membros dos Rotários de Silves e …mais alguns nomes bem conhecidos e que fazem parte do séquito da Presidente da Câmara.
Saliento que, com esta vigília – manifestação, (comunicada a sua realização às rádios e jornais e por estes divulgada), pretendia Isabel Soares lançar o seu filho Zé Pedro, e ao mesmo tempo exigir do Governo aquilo que a própria Isabel Soares não fez, quando o governo era PSD, tanto no tempo de Santana Lopes como no de Durão Barroso; este problema da Igreja de Silves não é de ontem ou de antes de ontem.
A ausência das pessoas de Silves fica-se a dever, não à falta de fé dos cidadãos, mas essencialmente, ao oportunismo mais uma vez demonstrado e que já não passa despercebido a ninguém.
anonimo a 2 de Março de 2008 às 17:49
O blog está a reflectir falta de assunto. Por isso privilegia este tipo de notícia de pendor político que é muito importante mas não deixa de traduzir essa mesma ausência de tema. Mas assunto é o que não faltaria se o blog não se fechasse em si restringindo-se à aldeia e esquecendo potenciais pontos de interesse a todos os títulos como, por exemplo, os aglomerados a montante da ribeira: Boião ou Azilheira (porventura sonhando pertencer a Almodôvar e despertando com a realidade de pertencer a Silves). Não quero ser injusto. Pelo contrário, reconheço que não será fácil encontrar “correspondentes” que alimentem um noticiário de cobertura alargada numa Freguesia como esta. Valorizo e admiro os pilares do Blog nas pessoas dos seus principais animadores!
Ainda assim creio que, sem muito sacrifício, seria possível uma pequena alteração na “filosofia editorial” que passasse por uma maior abertura à informação para forasteiros. Para alguém de fora que passando ali na estrada se interrogue: que aldeia é esta, tão branquinha, tão bonita? Tem uma igreja … de que época será? Que ribeira é esta ... estará poluída, assoreada, limpa, desmatada? Tem uma estação ferroviária mas ... com a reestruturação da linha não terá sido desactivada? Haverá por cá uma pensão ... ? Bem, em Messines já vi que não há oferta de alojamento.
Mas mesmo num plano menos ambicioso que se quede pela aldeia creio que há coisas interessantes a dizer sobre as suas gentes e sobre a sua vida presente e passada de modo a interessar as pessoas pelo futuro. E não apenas as pessoas da aldeia que sempre aqui viveram e tudo conhecem. Num tempo ainda relativamente recente, aí pelas décadas de 50/60 do século passado, existiam em S. Marcos da Serra figuras interessantíssimas em que cada uma, só por si, justificaria um blog inteiro. O Papa-Léguas e o jovem filho, os Nunes e o jovem filho, os Grilos e o jovem filho, o Sr . Palminha, o Sr Palma (Regedor) o Sr . Virgílio da Legião Portuguesa, o Sr Paleta do Talho, o “Cantiga” dono de taberna e negociante de corcha , o Sr . Ventura Almeida, comerciante ambulante que percorria a Freguesia, o jovem Zé Tá-tá (o mais brilhante aluno da Escola Primária naquele tempo) o Professor Revez (temido pela sua crueldade), a Professora de moral D. Maria Avelar e tantos outros. É claro que os jovens a que me refiro andarão hoje pelos sessenta anos provavelmente alguns deles serão mesmo já os pais, de participantes neste blog.
Cumprimentos
ao comentário anterior gostaria de fazer algumas correções na prespectiva de repôr a verdade dos factos relatados,vamos lá ver se estamos a falar dos mesmos protagonistas,assim o sr.Manuel Vitória vulgo
"papa léguas" teve dois filhos o Alfredo já falecido eo Manel que labuta lá por Espanha,sr.Palminha foi durante muitos anos o regedor,sendo substituido pelo sr Mesquita lembra-se?-o sr Virgilio da legião portuguesa??seria o sr.Elísio?-decerto,quantos comerciantes ambulantes teria S.Marcos nessa altura,muitos que andavam pelos montes comprando ovos e criação,vendendo uns trapitos,o Zé -Tá -Tá o mais brilhante aluno da escola naquele tempo......Professor Revez(temido pela sua crueldade)ou seria o professor Flôr?-Eduardo de Sousa Flôr,D.Maria Avelar professora de Moral?-D.Avelar era professora do magistério primário, nesse tempo não havia canudo,hoje seria Dra. e o professor Flôr
também,moral só por ser católica praticante,
Verdade de que os Jovens de que fala estão na casa dos sessenta e alguns já faleceram,os Jovens do Blog
fazem-no com paixão e amor pela terra,mas se calhar só estão na "terra"ao fim de semana,e também necessitam de se divertir,mas TUDO O QUE FIZER_MOS PLA NOSSA TERRA SERÁ SEMPRE POUCO,este més o Jornal "TERRA RUIVA"traz um artigo,ARQUIVO HISTÓRICO-memórias paroquiais de são marcos da serra 1758,com a devida autorização do seu autorJosé Manuel Vargas acho que poderia ser publicado aqui no blog porque são factos históricos desconhecidos dos serrenhos,1598 havia
119 fogos e 402 almas,em 1758 -221 fogos e 761 almas,um pouco menos da actualidade,espero que não leve a mal esta minha correção,este espaço deve ser de unidade e luta por S.Marcos,obrigado.
jomalu a 2 de Março de 2008 às 23:06
Caro jomalu ,
Muito obrigado pelas suas muito pertinentes correcções que, para além do mais, me permitiram actualizar um pouco. Julgo que no essencial me fiz entender quanto ao ponto de vista que defendo. Isto é, mais divulgação sobre a terra e suas gentes para que outras pessoas possam conhecer as suas dificuldades, os seus anseios e as suas esperanças. Nos seus dois últimos posts é o próprio jomalu que mostra como isso não é assim tão difícil quando num divulga um poema de Idoviz Vargas (até há pouco desconhecida de quase todos) e noutro dá conta de um precioso artigo de cariz histórico publicado no "Terra Ruiva". Eu compreendo e admiro o esforço e dedicação de quem construiu e alimenta o blog. Por favor não tome o meu anterior comentário como vindo de quem menospreza essas qualidades. Mostrei-me porventura demasiadamente ambicioso, reconheço.
Concordo e comungo consigo o apelo à unidade. Pena é que as páginas do blog nem sempre traduzam esse nosso desejo.
Meus Caros Jomalu e Carlos Pimentel,
O Blog necessita claramente de mais gente que viva a aldeia... Nós fazemos o que podemos para não deixar cair São Marcos da Serra no esquecimento (neste momento estou a 5.000 km dai e nem assim deixo de passar por cá todos os dias) mas é notório que pouco podemos fazer quando as nossas vidas e o nosso trabalho nos impedem de passar tempo na terra que nos viu nascer.
Queiram enviar-me um e-mail para paulo.silva5@sapo.pt se quiserem (mesmo recorrendo a nick name) participar e enriquecer o Blog. Nós agradecemos e São Marcos da Serra fica mais rico... Se não quiserem, obrigado pela "crítica" construtiva, iremos procurar melhorar... sem garantias...
caros serrenhos
por falar em GPS nao estaria ja na altura de por umas placas a anunciar a nossa FEIRA DO FOLAR???
Pois bem merecia ja que mesmo nos seus piores dias consegue ser melhor que a feira de Monchique!!
Pois eu acho que já está na altura Há que anunciar a nossa feira serrenha!!
MAKAIRO a 4 de Março de 2008 às 17:35
Boa noite Srs,
Estou aqui, porque nesta noite, estou numa real farra na sede da associação de estudantes da minha escola,Escola Superior de Gestão de Idanha a Nova, do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco.
Lendo a noticia publicada pelo o Sr Carlos Pimentel,fiquei sinceramente bastante curioso,não é que esteja minimamente interessado no assunto,até porque o BLOG em questão não merece qualquer tipo de credibilidade.
Uma coisa é certa,sou neto tanto dos NUNES como dos GRILOS, e sinto tanto orgulho em ser neto tanto de uns como de outros,
Em relação aos GRILOS,e aos FILHOS, do qual fazem parte o meu avô e o meu tio, a minha mãe, e a minha tia,etc,eram pessoas bastante humanas, e de grande seriedade e honestidade para com os funcionários da empresa que hoje seria minha e só minha.
Por ironia do destino, e por razões familiares, nada me calhou, e nem resentimentos tenho disso, até porque ninguém tem nada a ver com isso.
Por muito que se faça á população de São Marcos, nunca ela é grata a quem lhe faz bem, e ponto final.
Posso dizer que a população de São Marcos da Serra era empregada em grande maioria pela minha familia, e hoje ninguem sabe disso, e ainda bem, não é que tenha algum receio em relação a isso.
Em relação aos NUNES, eram da mesma forma meus avós, sinto de forma igual o mesmo orgulho, eram grandes fascistas, severos, e por vezes injustos, mas são meus familiares, e só por isso tenho que lhes ter respeito e orgulho por eles, e com muito prazer.
Fico é por vezes, um pouco ADMIRADO, com algumas pessoas, que nunca fizeram nada mas mesmo nada por São Marcos da Serra, e cantam aqui de galo, como se fossem grandes personslidades, mas isto gostaria de dizer na cara destes grandes FILosofos Portugueses....
Dou só um exemplo, aquela casa, que fica situada na Rua dos Quintais, não sei precisar qual é o numero, ao lado da casa dos meus avós, foi construida por um tio meu(de forma gratuita, mas paga por ele)para que os sogros do Sr Doutor para lá fossem habitar, pela simples razão de que a esposa do Sr Doutor queria ir pra Lisboa para ao pé dos pais dela, e com isso a população ficaria sem médico.
Por isso e por muitas outras razões, sinto GRANDE orgulho em relação a toda a minha familia, e ninguem me muda.
Gostaria de perguntar, o que é que esse Sr Carlos Pimentel, tem a falar da minha familia???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Se fosse candidato a presidente da junta de freguesia, como vou ser um dia mais tarde, e que afirmo de forma categórica, garanto que teria muitos mais votos do que ele que nunca fez nada por São Marcos da Serra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Agora apoio de forma incondicional o candidato pertencente ao meu partido, ao qual deposito toda a confiança possivel e imaginável, e do qual sou amigo pessoal e o comparo a um irmão meu, o Sr Luis Cabrita.
Não haja duvidas de que as pessoas por vezes falam com a cabeça vazia e ignorante,
Nem todos podemos ser minimamente inteligentes, e disso não tenho culpa.
Muito obrigado e logo respondo, se me responderem.
Cumprimentos a todos.
Anónimo a 5 de Março de 2008 às 07:04
RUI NUNES GRILO à presidência!
Pela obra feita!
RUI NUNES GRILO à presidência!
Pela humildade que mostra como estudante do ensino superios!
RUI NUNES GRILO à presidência!
Pelos conhecimentos da história de São Marcos...
RUI NUNES GRILO à presidência!
... e arredores!
RUI NUNES GRILO à presidência!
Pelos conhecimentos pessoais!
RUI NUNES GRILO à presidência!
Por uma terra! Por uma causa! Por um motivo! Por São Marcos! Pela Serra! Por um candidato! Pelo RUI NUNES GRILO!!!!
Apoiante n.º1 a 6 de Março de 2008 às 01:25
Em primeiro lugar quero dar os parabéns a quem escreveu este hino em segundo lugar se te candidatares apoiantes não te irão faltar! és muito querido em são marcos........
f8 a 24 de Março de 2008 às 23:31
Em primeiro lugar quero dar os parabéns a quem escreveu este hino em segundo lugar se te candidatares apoiantes não te irão faltar! és muito querido em são marcos........
f8 a 24 de Março de 2008 às 23:32
como politico tens futuro!
rosinha a 19 de Março de 2008 às 14:36
Peço desculpa, mas o comentário acima publicado,é de minha autoria,
Não me identifiquei, mas foi por esquecimento.
Rui NUNES GRILO a 5 de Março de 2008 às 07:06
Óh Rui,
Estive para te deixar aqui um testamento, tal a revolta que senti quando li este teu comentário… Resolvi resumir em poucas palavras:
Não vais ser um “puto castiço” toda a tua a vida, por isso – se queres ser presidente da Junta – o melhor que tens a fazer é medir as tuas palavras. Nunca aqui vi (nem eu admitiria) ninguém a criticar os teus bisavôs, avós, país ou familiares. Julgo que em São Marcos da Serra toda a gente lhes é grata (eu sou, como sabes o meu pai foi um desses funcionários e eu próprio fui um aluno que muito apreciou a tua avô como professora). O que tu não podes é querer “reinar” na sombra de tão ilustres familiares. Tens valor para seres tu próprio… um importante serrenho, fica-te feio escudar-te na família…
Dizes que este blog não merece “credibilidade”! Parece-me que para ti apenas merece credibilidade quem beija o cu da Isabel Soares… Sabes que, os fracos, quando sentem perto o “cheiro do poder” acham que tudo os pode afastar dele é “pouco credível”. Sabes que, com a república e com a democracia, as opiniões passaram a ser legítimas e por isso pergunto-te: Sendo este blog um local de opiniões o que faz a tua opinião ser mais credível que a minha? Já leste, porventura, alguma coisa aqui que fosse mentira?!
A única desculpa que tens é mesmo a “bebedeira” que devias ter quando escreveste esse comentário. Fica lá com a tua “credibilidade” e um dia mais tarde vais-me explicar uma série de coisas… isso garanto-te. E escusas de ficar ofendido que não ganhas nada com isso…
Caro Sr. Rui Grilo,
Muito obrigado pela informação que prestou e que veio acrescentar alguma coisa aos parcos conhecimentos que possuo sobre a sociedade de S. Marcos. O que refere no seu coment á rio vem ao encontro do que penso sobre a importância de gentes mais ilustres ou mais modestas que, de algum modo, umas e outras, contribuíram para a história recente dessa tão interessante Freguesia. Exemplo disso mesmo é o que me diz acerca do papel dos seus familiares como promotores do bem-estar social e económico do aglomerado populacional da aldeia. Vem a propósito esclarecer que a sua família, como em regra todas as famílias, merece-me todo o respeito. Indaguei sobre ela no meu comentário precisamente porque tendo sabido da sua importância em tempos idos pareceu-me curial que dela se mantivesse o conhecimento. Não me leve a mal por isso.
Nota-se muita m á goa, amargura e hostilidade no seu discurso. Um discurso que muito valorizo pela frontalidade mas que também se mostra prejudicado pela agressividade que o enforma só justificada pela saud á vel irreverência típica dos jovens.
Fiquei surpreendido com algumas das suas afirmações. O Blog não lhe merece qualquer credibilidade? Pelo que me apercebo o Blog est á aberto a todos e revela interesse dos seus autores pelo progresso da terra. Ele pode transmitir ... uma filosofia predominante – digamos assim – mas tem-se mostrado um espaço livre de debate tornando-se, deste modo, uma ferramenta adequada para a divulgação e defesa de outras perspectivas. Estou certo de que com a sua formação académica o seu contributo revelar-se-ia como mais-valia preciosa.
“Por muito que se faça á população de São Marcos, nunca ela é grata a quem lhe faz bem, e ponto final.” Esta frase não deve ser dita, escrita ou sequer pensada por quem almeje vir a ser candidato a Presidente da Junta de Freguesia.
Desejo-lhe muita saúde e força nos estudos, sem abusos nas reais farras da Associação.
Cumprimentos
Ola amigo Paulo Silva
Espero em primeiro lugar, que não tenhas ficado de alguma forma xateado comigo.
Se ficaste também te retribuo o mesmo comentário que tu me fizeste,nisso estamos em convergência.
Só espero é muito sinceramente que nada disto venha a afectar a nossa amizade, que bastante preso, como tu sabes.
Mas de qualquer forma, se deixaste alguma coisa de relevante para me dizer, já sabes, estás inteiramente á vontade, e quando estivermos juntos fazes-me o favor de mo dizer.
Cumprimentos para todos
Abraço pra ti Paulo
Rui GRILO a 6 de Março de 2008 às 18:40
Sr. Rui Grilo, é com grande perplexidade que leio o seu comentário. Nota-se alguma amargura e eu compreendo o porquê. De facto o senhor tem todas as razões para se orgulhar dos seus antepassados, tios avós, mais concretamente. Esses sim fizeram muito pelo progresso e desenvolvimento da aldeia levando o pão de São Marcos (esse sim era o verdadeiro pão de São Marcos) a todo o Algarve e Alentejo! Foi gração aos seus tios avós, José Luís, José Nunes, Mário Bentes. Eu próprio tambem me orgulho dessas pessoas que muito fizeram pelo desenvolvimento e crescimento económico da aldeia, empregando dezenas de pessoas! Foi com grande mágoa que os vimos partir.
O problema é que os descendentes desses grande homens e dessas grandes familias nada fizeram para dar seguimento a esse negócio. São Marcos continua com padarias, o pão de São Marcos contunua a ser famoso pelo que foi no passado graças aos seus tios avós, mas os descendentes dessas familias não foram capazes de dar continuidade a esse negócio. E é aí que está a sua mágoa e a sua revolta para com os seus tios mais próximos e tambem com o seu avô. Peço-lhe muita desculpa, mas por todo o respeito que me merecem os seus antepassados mais distantes, a mim e à maioria dos habitantes de São Marcos da Serra, os seus antepassados mais próximos e você mesmo pouco ou nada me dizem neste momento. E aí é que está o grande problema da sua familia e voce já vai seguindo as mesmas pisadas... vivem à custa do nome que foram no passado. Estude, faça-se um homenzinho e quem sabe não seja alguém no futuro e volte a honrar o bom nome dos seus antepassados mais distantes.
Serrenho a 18 de Março de 2008 às 11:47
Ausente na semana só hoje revisitei,o blog,e fiquei um tanto preplexo com o comentário do amigo Rui Grilo, nem era preciso assinar,era vísival de onde provinha,
nem só de Nunes e Grilos era composto São Marcos
eu também sou Nunes e com letra grande e não me ponho em bicos de pés,embora não seja alto,meu caro Rui permita-me que o trate assim mal lhe ficaria se não se orgulha-se das suas origens,cada um têm as suas,decerto o seu contributo seria precioso,desde
que não se infestasse de partidarite aguda,eu também tenho convicções e não necessito andar a apregoar aos quatro ventos,mas deixeme que lhe diga aquela foto no desassoreamento do rio arade,tava mesmo boa,não desejava que utiliza-se o blog pra me responder quando nos encontrar-mos falaremos,desejo-lhe que nos estudos tenha óptimos resultados,e se quando for candidato e eu for eleitor se as suas propostas forem as melhores pra S.Marcos votarei em si não tenha dúvidas,primeiro são marcos depois os partidos,uma lista unitária que refletisse o sentir da população seria o melhor, porque quem quer reinar divide.Deve informar-se melhor porque a casa que refere fica na rua das Hortas e era a chamada casa do povo,onde estava a farmácia e casa do sr. Dr.que era da populaça,e foi construida com trabalho voluntário.Meu Caro Rui desculpe,mas não desejo alimentar polémicas vamos deixarnos no diz que disse,e sejamos unidos na defesa da terra que nos viu nascer.Obrigado
jomalu a 7 de Março de 2008 às 22:26
Foi bom enquanto durou..mas ja la vai muito tempo desde o ultimo Post... sera que este Blog esta condenado?
MGT-England a 12 de Março de 2008 às 10:43
POIS BEM CAROS SERRENHOS
PARECE QUE NIMGUEM SE PREOCUPA REALMENTE COM SAO MARCOS!
ESTAMOS A 1 SEMANA DA FEIRA DO FOLAR E AINDA NIMGUEM MAS MESMO NIMGUEM SE LEMBROU DE ANUNCIAR ESTE TÃO IMPORTANTE ACONTECIMENTO DA NOSSA TERRA.PARECE QUE JA SE ESQUECERAM!! ATE A CAMARA NÃO SE PREOCUPA POIS SE ASSIM FOSSE PELO MENOS JA TINHA COLOCADO OS OUTDOORS MAS NEM ISSO FEZ,SERÁ QUE TEM VERGONHA DE APOIAR SAO MARCOS???
preocupado a 15 de Março de 2008 às 15:51